Quem Somos

A COMUNHÃO ANGLICANA LIVRE  Imagem
O Revmo. Dom Leon Checkemian (1848-1920), um bispo uniata armênio que havia se mudado para a Grã-Bretanha e se tornado anglicano, foi eleito o primeiro Primus como Mar Leon,  e serviu como o primeiro primaz da nova Igreja,  e a Pro Catedral da Igreja Episcopal Protestante Livre foi a Igreja de St Stephen, East Ham. Em 1900, o Revmo. Dom Leon Checkemian se retirou da Primazia da igreja assumindo o Revmo. Dom Charles Isaac Stevens, que também passou a ser o líder da Igreja Católica Armênia Unida das Ilhas Britânicas, no lugar do Bispo Checkemian, um corpo para expatriados armênios que ele havia fundado em 1889. EM 1917, A IGREJA EPISCOPAL PROTESTANTE LIVRE Imagem
Com o passar dos anos clérigos, leigos e congregações, começaram a identificasse exclusivamente com esta Comunhão Livre e Ecumênica.Não existe sede onde se encontrará “bens terrenos”, todas as propriedades pertencem ascomunidades locais, como congregações, paroquiais ou clérigos. A metodologia de organização e identidade de nossa comunhão pode ser que pareça rara e de difícil compreensão para as igrejas imperiosas, mas esta estrutura é permitida para congregações e igrejas pequenas não dependentes de entidades estrangeiras, igrejas familiares, pequenos grupos, células com o propósito missionário e evangelístico.NA ATUALIDADE.Todas as Províncias ou igrejas da Comunhão são autônomas, compreendendo famílias de igrejas ao redor do mundo, igrejas essas que se auto governam, como no cristianismo primitivo, no anglicanismo mundial e na ortodoxia.A Comunhão Anglicana Livre é uma comunhão de igrejas episcopais/anglicanas livres emtodo o mundo, vivendo uma reconciliação e unidade anglicana.




A SEGUINTE DECLARAÇÃO DA MISSÃO DA NOSSA COMUNHÃO FOI APROVADA NO SÍNODO GERAL DE 2012, NA BOLÍVIA, COMO LEMA: “NÃO IMPORTA QUEM VOCÊ É OU ONDE VOCÊ ESTÁ EM SUA JORNADA ESPIRITUAL, VOCÊ É BEM-VINDO A NOSSA MESA. OS DONS DE DEUS SÃO GRATUITOS!”

 Imagem
Nossa Missão
A espiritualidade da nossa comunhão eclesiástica é inclusiva, equitativa e ecumênica. Somos cristãos em peregrinação em Jesus Cristo.
Nós acreditamos que a Palavra de Deus no Antigo e no Novo Testamentos contém tudo o que é necessário para a salvação. Vivemos as Tradições Apostólicas e Sacramental expressas nos quatro primeiros concílios da igreja. Aceitamos como símbolos da fé os Credos Apostólico, Niceno e Atanásio.
Alegramo-nos com a nossa liberdade em Cristo.
Nós respeitamos todos os primatas e os líderes do mundo cristão, mas vivemos e ministramos sem estar sujeito a qualquer primata fora de nossa jurisdição e / ou quaisquer primatas eleitos por outras pessoas ou em segredo.
Não estamos sujeitos a qualquer monarca europeu.

"Ethos Anglicano" 
- O uso do Livro de Oração Comum: Liturgia Anglicana
- Estrutura eclesiástica com o Episcopado Histórico: Sucessão Apostólica
O batismo infantil sem a prática do rebatismo
- Ecumenismo
- Equidade e Inclusão

Manifesto Episcopal de 03 de novrembro de 2012 

Como Comunhão nos declaramos a favor de uma sociedade justa.
Rejeitamos todas as formas de imperialismo, violência física, econômica, psicológica ou outra.
Nós promovemos ações em favor da Declaração Universal de Direitos Humanos, com a finalidade de fazer o Reino de Deus presente aqui e agora.
 Imagem





















foi organizada primeiramente na Inglaterra com o nome de Igreja Episcopal Protestante Livre (The Free ProtestantEpiscopal Church), em 02 de novembro de 1897, sendo na atualidade a Igreja Inglesa nossa Província Original, conservando o antigo nome, pela união de três pequenos episcopados britânicos estabelecidos nas décadas de 1860 a 1890, independentes da Igreja da Inglaterra:

- Igreja Britânica Antiga, fundada em 1866, pelo Revmo. Dom Charles Isaac Stevens;

- Igreja Episcopal Nazareno, fundada em 1873, pelo Revmo. Dom James  Martin;

 - Igreja Protestante Livre da Inglaterra, fundada em 1889, pelo Revmo. Dom Leon Checkemian

O Revmo. Dom Leon Checkemian (1848-1920), um bispo uniata armênio havia se mudado para a Grã-Bretanha e tornou-se um anglicano e serviu como o primeiro primaz da nova Igreja.

A missão da Igreja Episcopal Protestante Livre naquela época foi atuar como uma igreja de unidade e reunião entre os vários grupos de protestantes: batistas, metodistas, luteranos, discípulos de Cristo, etc., que não fossem membros da igreja estatal da Inglaterra, possuindo os sacramentos católicos válidos e evitando, assim, as objeções levantadas pela Santa Sé Romana para as Santas Ordens da Igreja da Inglaterra.

O objetivo era atrair os que desejavam fazer parte da “forma de ser” do Anglicanismo, sem estar formalmente sob a administração de Canterbury e do Rei. 

A Igreja Episcopal Protestante Livre não foi uma divisão e protesto contra a Comunhão Anglicana como foi a Igreja Livre da Inglaterra e a Igreja Episcopal Reformada dos EUA.

Quem aderia a Igreja Episcopal Protestante Livre poderia ser parte de nossa nascente comunhão, mas permanecer em suas respectivas igrejas de origem, tendo recebido a Sucessão Apostólica. Entre os que aderiram a nossa comunhão nascente foram ordenadas e sagradas pessoas batistas, discípulos de Cristo, luteranos, metodistas, etc., não havendo dificuldades em ministrarem com dupla filiação eclesiástica.

Livro de Oração Comum de 1662, oficial da Igreja da Inglaterra, foi à liturgia normativa, enquanto a Constituição e Cânones adotados como oficiais foram da Igreja Episcopal Reformada na Grã-Bretanha (Igreja Livre da Inglaterra)  de 1878. 
foi legalmente reconhecida pelos tribunais ingleses quando um de seus clérigos foi declarado isento do serviço militar, em virtude de sua ordenação.
Atualmente  a Comunhão Anglicana Livre - Igreja Episcopal Livre, nome adotado em nosso Sínodo Geral de 2012 na Bolívia, para designar a nossa comunhão mundial,  é um grande grupo de anglicanos de todas as correntes aceitas no anglicanismo mundial: Anglo-Católica (High Church), Evangelical (Low Church), Igreja Ampla (Broad Church), Carismática e Liberal. 
Sucessão Apostólica

Esta comunhão tem a sucessão apostólica válida derivada da Igreja Católica Armênia, da Igreja Ortodoxa Síria, da Igreja Católica Romana e da Igreja da Inglaterra (através da Igreja Reformada Episcopal dos Estados Unidos da América). Estas linhas foram reunidas das jurisdições que se uniram  para fundar a Igreja Episcopal Protestante Livre em 02 de novembro de 1897, em Londres, na Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário